CERTIFICAÇÃO
Conversando com uma futura aluna, ela me perguntou se eu fornecia certificado. Comecei a pensar sobre isso e vou explicar o que deve ser a dúvida de muitos.
Quando falamos de certificação em relação a Inglês, nos resta apenas falar dos certificados internacionais como:
- TOEFL (Test of English as a Foreign Language),
- TOEIC (Test of English for International Communication),
- Os certificados de Cambridge como: FCE (First Certificate in English), CAE (Certificate in Advanced English) e o CPE (Certificate of Proficiency in English).
- Também temos o certificado de Michigan: o ECPE (Examination for the Certificate of Proficiency in English).
Lembrando que certificados de Escolas de Inglês e de professores particulares não tem validade real. Os certificados apenas mostram que te foi ensinado conteúdos de nível básico, intermediário, avançado e/ou pós-avançado. Outros dão certificado de conclusão de curso, ou seja, atestando que tu terminou o curso e não que tu REALMENTE sabe tudo que tu aprendeu.
Então pessoal, sempre levei isso comigo pra vida. Tenho uma certificação internacional (o ECPE) mas o melhor certificado que eu posso ter é ouvir, falar, escrever, enfim, PARTICIPAR ATIVAMENTE de qualquer situação envolvendo Inglês. É isso que as pessoas esperam de mim, é isso que as empresas vão esperar de você numa entrevista de emprego. O resto é detalhe.
PS: existem outros certificado mais específicos, de acordo com a profissão.
No comments:
Post a Comment